Todo o material contido nestas páginas estão sobre ®Direitos Autorais de Ilhabela Rugby Clube. De acordo com as leis legislativa Copyright Art. 184 do Código Penal, fica proibida a reprodução do material (Imagens e Textos) aqui contidos, sem autorização do Administrador. Caso este aviso seja desconsiderado, serão aplicados no prazo de 48 horas todos os processos legais referente ao Plágio e a Contrafação.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

História do Rugby


Esta página tem o objetivo de esclarecer qual a origem do rúgbi (rugby), separando o mito da realidade histórica, sem, contudo, excluir um desses lados.

Jogos com bola e contato físico são praticados pelas sociedade humanas há milênios. Os romanos, por exemplo, praticavam o Harpastum, muito semelhante ao rúgbi moderno, no qual os atletas jogavam em equipes, e buscavam levar uma bola à outra extremidade da quadra de jogo, empurrando os oponentes. Autores antigos como Ateneu, Galeno, Sidônio Apolinário e Júlio Polux relatam a prática contemporânea.

Na Itália, na região de Florença, floresceu o Calcio, cujas regras foram formalizadas em 1580, segundo as quais 2 equipes com 27 jogadores deveriam conduzir a bola até o outro lado do campo adversário, em dois tempos de 50 minutos, contando ainda com juizes de campo e de linha. Os celtas, por sua vez, praticavam o Caid, ao qual se atribui grande influência sobre o rúgbi. Como afirma o historiador Hilário Franco Júnior, os jogos com bola são manifestações antropológicas, comuns a diversas sociedades humanas ao longo dos séculos. A origem específica do rúgbi está na própria Inglaterra industrial, dos séculos XVIII e XIX.

Mito:

Tratar da história do rúgbi nos obriga a abordar tanto a origem mítica como as raízes históricas.

No ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby, Inglaterra, um aluno chamado William Webb Ellis, tomou a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras do futebol vigentes na região (Rugby School Football Rules), que permitia que a bola fosse segurada com as mãos (mas somente se o jogador recuasse do ponto onde pegou a bola), avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão.

Debate e origens:

O rúgbi não é fruto de uma jogada isolada. Desde o final do século XVIII, os antigos jogos com bola medievais, chamados de football, passaram a ser incorporados pelo sistema de ensino britânico como parte da educação física e da recreação dos garotos. Cada escola e universidade britânica tinham, pois, sua forma própria de jogar, com suas próprias regras, ainda que não escritas. Não havia, portanto, um football, mas vários, sem qualquer organização. A Rugby School, por exemplo, tinha a sua própria forma de jogar que, como em todos os lugares, sofreu alterações com o passar do tempo. Assim, quando se fala que o rúgbi nasceu de uma jogada do futebol, não se deve imaginar o football association (o futebol), que só surgiu em sua forma moderna em 1848, mas de uma forma de football. O Caid irlandês, jogo tradicional celta semelhante ao football, influenciou os jogos das escolas com presença de alunos irlandeses, como era o caso de Webb Ellis, e está entre as influências do jogo da Rugby School.

O historiador Tony Collins afirma que das poucas coisas que sabemos a respeito de William Webb Ellis, de uma coisa temos certeza: ele não inventou o rúgbi. Ellis viveu sua vida na obscuridade como clérigo, e apenas em 1872 foi apontado Matthew Bloxham, um ex-aluno de Rugby como o garoto que havia corrido com a bola nas mãos. O jogo da escola de Rugby tornou-se antes notório por meio de um outro garoto: Tom Brown, personagem fictício do livro Tom Brown’s Schooldays, de Thomas Hughes. Com isso, a história o ex-aluno real de Rugby, William Webb Ellis, não desempenhou grande papel no desenvolvimento do jogo até os anos 1880, segundo Collins.

Wiliam Webb Ellis e o troféu que leva o seu nome

Ainda que o jogo de Rugby tenha sido praticado pelo menos desde os anos 1820, foi em 1846 que as primeiras regras foram escritas, formalizando-se o Rugby Football. Thomas Arnold, diretor da escola desde 1828, foi um dos encorajadores do esporte e de sua formalização, reconhecendo nele grandes valores pedagógicos.

Em 1848, as leis do jogo escritas pela Universidade de Cambridge para a unificação das diversas formas de football não foram aceitas pelos representantes do Rugby Football, mantendo-o separado do novo Footbal Association (o futebol).

Rugby Football Union

O surgimento de diversos clubes de rúgbi por toda a Inglaterra fez necessária a criação de uma entidade nacional organizadora. Em 1871, nasceu a Rugby Football Union. A primeira reunião da RFU foi presidida por E.C. Holmes, capitão do Richmond F. C., e contou com representantes de 21 clubes: além do Richmond, Harlequins, Blackheath (formando o poderoso trio de clubes de Londres, que mandou por anos na entidade), Guy’s Hospital, Civil Service, Wellington College, King’s College, St. Paul’s School (que continuam existindo até hoje), Gipsies, Flamingoes, Mohicans, Wimbledon Hornets, Marlborough Nomads, West Kent, Law, Lausanne, Addison, Belize Park, Ravenscourt Park, Chapham Rovers e Queen’s House (que não existem mais). A União Escocesa de Rugby (SRU) foi a segunda a ser formada, em 1873, seguida da União Irlandesa de Futebol Rugby (IRFU), em 1879, e da União Galesa de Rugby (WRU), em 1881. A criação das 4 entidades nacionais fez necessária a criação de um órgão internacional. Com isso, em 1886, nasceu o International Rugby Board (IRB), fundado por representante de Escócia, Irlanda e País de Gales. A Inglaterra se recusou participar do IRB em sua fundação, e só aderiu à entidade em 1890.

Em 1871, foi disputada a primeira partida internacional, entre Inglaterra e Escócia, com vitória escocesa. A primeira grande competição internacional nasceu em 1883: o Four Nations (4 Nações), entre as Home Nations (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda). Foi somente em 1910 que o torneio se tornou Five Nations (5 Nações), com a inclusão da França, e Six Nations (6 Nações), apenas em 2000, com a entrada da Itália.

Rugby Football League

Em 1895, o rúgbi chegou a um momento crucial para seu próximo século de existência. O crescimento do esporte levou à discussão sobre a liberalização ou não do profissionalismo, isto é, do ato de se remunerar um atleta. De acordo com a ideologia da época, a remuneração desvirtuaria os ideais do esporte e, por isso, era ilegal. Collins aponta que o rugby football recebia muito mais atenção do público – seja da mídia ou mesmo do afluxo de pessoas aos campos – por volta dos anos 1870 e 1880. A adoção do profissionalismo fez crescer o Football Association (futebol) e colocou a discussão para o rugby football. A recusa da RFU de liberar as remunerações, e as seguidas sanções impostas pela entidade aos clubes que as praticavam, levaram um grupo de 22 clubes se desligarem oficialmente da União. A reuniu no Hotel George, em Huddersfield, levou a 20 dos 21 clubes (todos do norte da Inglaterra) a assinarem a fundação da Northern Rugby Union (NRU), endossada por outros 2 clubes nos dias seguintes, totalizando 22 clubes fundadores. Em 1922, a NRU virou a RFL, Rugby Football League. As seguidas modificações nas regras promovidas pela entidade transformaram o rúgbi praticado por seus clubes em um outro esporte, o Rugby League, com regras muito distintas.

Com o Cisma de 1895, a RFU manteve como ilegal o profissionalismo até o ano de 1995, quando, em 25 de agosto, 2 meses após a Copa do Mundo de 1995, a entidade declarou o Rugby Union um esporte livre, isto é, com a permissão para a profissionalização dos atletas.

A evolução das regras:

As regras do rúgbi variaram muito ao longo do tempo. Até 1846, por exemplo, um try (que era chamado de touchdown, como no futebol americano hoje) não valia nada. Sendo que o único modo de se pontuar consistia em chutar a bola entre os postes. O termo try significa justamente isso. Tratava-se de ganhar a tentativa (try, em inglês) de chutar livremente a bola à meta. O próprio ato de correr com a bola nas mãos – inovação atribuída a William Webb Ellis – só foi formalizada em 1846. Em 1863, uma nova reunião foi realizada com o objetivo de proibir algumas práticas, como chutar adversários (hacking), e fazê-los tropeçar (tripping). O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o try e os chutes separadamente. Foi apenas em 1892 que a bola oval foi oficializada.

As formas de se pontuar variaram muito com o tempo. Veja a tabela com o valor da pontuação do rugby union:

(*) Consistia em se chutar a bola ao gol depois de chamada a marca. O atleta não poderia ser tocado até chutar a bola a gol. Foi extinto em 1977.

Garotos jogando na Rugby School

Além do rúgbi:

Outros esportes surgiram em outras partes do Império Britânico na mesma época que o rúgbi e o futebol.

Na Austrália, na região de Melbourne, os colonos britânicos praticavam desde muito cedo um esporte com bolas, de origem local e também com influências do caid celta e dos football ingleses. O Australian Rules Football, ou simplesmente Futebol Australiano, teve suas regras escritas em 1859 e, apesar de não ser propriamente derivado do rúgbi, compartilha princípios semelhantes. Da mesma maneira, na Irlanda, o Futebol Gaélico – derivado diretamente do caid – foi formalizado em 1887, ainda que tardiamente. Assim como o futebol australiano, o futebol gaélico não deriva propriamente do rúgbi, mas tem aspectos e origens em comum.

Os esportes que, de fato, derivaram do rúgbi foram o Futebol Americano e o Futebol Canadense – os chamados Gridiron Football. O rúgbi chegou à América do Norte nos anos de 1860. Em 1865, uma partida entre alunos da Universidade de McGill, em Montreal, Canadá, e membros do exército britânico é tido como o marco introdutório do rúgbi no Canadá, segundo Collins. Em 1874, McGill disputou dois amistosos contra a Universidade de Harvard, de Boston, Estados Unidos, de que jogava segundo as regras do football association. Um foi realizado segundo as regras adotadas por McGill, o outro de acordo com as regras usadas por Harvard. Os estudantes de Boston preferiram posteriormente adotar as regras usadas por McGill, e em ambas as universidades as regras passaram a ser modificadas com inovações locais. Foram formalizados, assim, o futebol americano, em 1876, e do futebol canadense (chamado até hoje por muitos canadenses de rugby football), em 1884.



Referências bibliográficas:

COLLINS, Tony. A social history of the English Rugby Union. Abingdon: Routledge, 2009.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Dança dos Deuses. Futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário