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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Glossário do Rugby




Esta é a seção do site elaborada para sanar as dúvidas que você possa ter sobre o vocabulário usado no rugby


Rugby – termo usuado quase no mundo todo para se referir ao rugby union, contudo pode fazer referência também ao rugby league ou a ambos.


Rúgbi – termo no português do Brasil para o rugby.


Râguebi – termo no português de Portugal para o rugby.


Rugby Football – nome completo do esporte até a cisão entre rugby union e rugby league. Usado até hoje por muitos para se referir ou ao rugby union ou ao rugby league.


Rugby Union – o mais difundido entre os dois esportes chamados de rugby. Possui duas modalidades principais: a tradicional com 15 jogadores de cada lado (15-a-side ou XV) e o seven-a-side, com 7 jogadores por equipe. Por ser o mais praticado e assistido no mundo, é comum o rugby union ser chamado apenas de rugby.


Rugby League – o outro esporte chamado de rugby. Jogado por 13 jogadores de cada lado, o rugby league também é chamado de rugby de XIII. O league tem a mesma origem do rugby union, sendo que ambos eram o mesmo esporte no século XIX. A divisão se deu em 1895, quando os defensores do profissionalismo se retiraram da RFU (Rugby Football Union) e fundaram a NRU (Northern Rugby Union), depois rebatizada de RFL (Rugby Fooball League). A RL modificou muitas das regras do jogo ao longo do tempo, criando um esporte novo. A divisão entre profissionais (league) e amadores (union) durou até 1995, quando o rugby union liberou o profissionalismo. Além da modalidade de 13 jogadores, o rugby league pode ser jogado por 7 jogadores (rugby league sevens) ou por 9 jogadores (rugby league nines).


Sevens (seven-a-side) – modalidade do rugby union jogada por 7 jogadores de cada lado. Possui as mesmas regras do jogo de 15 jogadores, com algumas pequenas alterações: 7 jogadores de cada lado, dois tempos de 7 minutos e scrum com 3 jogadores por equipe.

Tens (ten-a-side) – modalidade pouco difundida do rugby union. Também segue as mesmas regras do jogo de 15 jogadores, com algumas pequenas alterações, a exemplo do sevens.


Beach Rugby – é o rugby de areia, ou rugby de praia. Possui regras diferentes das usadas no rugby union de campo.


Touch Rugby – uma variante muito comum do rugby (tanto do union como do league) sem tackles, isto é, sem a possibilidade de se levar um jogador ao solo. É normalmente utilizado em treinos para evitar contatos mais agudos, mas também existem competições específicas de touch rugby.

Test match - qualquer partida oficial entre seleções, tanto jogos de campeonato como amistosos.

Try (ensaio) – forma de pontuação máxima do rugby. Para anotar um try, um jogador deve ultrapassar a linha de in-goal do adversário (a linha de fundo) e apoiar a bola contra o solo, sendo necessário o contato simultâneo voluntário entre o atleta, a bola e o chão. Um try vale 5 pontos, e dá direito a um chute a gol (a conversão) para o time que pontuar. Em português, a tradução para “try” é “ensaio”.


Penalty Try (try/ensaio de penalidade) – quando um jogador é impedido de anotar um try certo por meio de um penal, o árbitro pode anotar um try de penalidade, validando um try para a equipe que sofreu o penal.


Conversão – após anotar um try, a equipe tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O local de onde o chute será dado deverá ser em qualquer local de uma linha paralela às laterais e perpendicular ao local onde o try foi anotado (isto é, onde a bola foi apoiada no chão).
Try Convertido – se diz que um try foi convertido quando o chutador acertou a conversão, totalizando 7 pontos na jogada (5 do try + 2 da conversão).


Penalidade (chute de penalidade/penal) – após faltas graves, o árbitro poderá anotar um penal contra a equipe infratora. A equipe que sofreu o penal poderá optar por um chute a gol do local onde a penalidade foi cometida. Um chute de penalidade certeiro vale 3 pontos.


Drop goal (pontapé de ressalto) – a qualquer momento da partida, um jogador poderá chutar a bola a gol. Para um drop goal ser validado, a bola deverá ter tocado o chão antes de ser chutada. Um drop goal certeiro vale 3 pontos.
Obs: para um chute a gol ser considerado certeiro e valer pontos, a bola deverá passar entre as traves laterais (verticais) e acima do travessão (horizontal).


Kickoff (pontapé inicial) – chute dado a partir do meio campo, de uma equipe para a outra, que marca o início ou o reinício de uma partida. Após sofrer um try, a equipe fará um chute de kickoff para o adversário. No seven-a-side, ocorre o contrário: a equipe que anotou o try dá o kickoff. Em um kickoff, a bola deverá ter tocado o chão antes de ser chutada.


Forwards (avançados) – jogadores de frente, que vestem as camisas de números 1 a 8. Também são chamados de scrum.


Pack – termo freqüente para os o conjunto dos atletas de scrum.


Tight 5 – termo usado para designar o conjunto dos atletas de primeira e de segunda linha.


Backs (linha) – jogadores que vestem as camisas de 9 a 15.


3/4s – sinônimo para os jogadores de linha (backs).


Pilar – prop, em inglês, referente aos jogadores com as camisas 1 e 3. Faz parte da chamada primeira linha do scrum.


Hooker (talonador) – referente ao jogador que veste a camisas 2. Faz parte da chamada primeira linha do scrum.


Segunda linha – lock, em inglês, referente aos jogadores que vestem as camisas 4 e 5.


Asa – flanker, em inglês, referente aos jogadores que vestem as camisas 6 e 7. Faz parte da chamada terceira linha do scrum.


Oitavo – referente ao jogador que vestem a camisa 8. Faz parte Faz parte da chamada terceira linha do scrum.


Scrum-half / half-scrum (médio-scrum, médio-de-formação) – referente ao jogador que veste a camisa 9.


Abertura (médio-de-abertura) – fly-half, em inglês, referente ao jogador que veste a camisa 10.


Pontas – wings, em inglês, referente aos jogadores que vestem as camisas 11 e 14.


Centros – referente aos jogadores que vestem as camisas 12 e 13.


Fullback – referente ao jogador que veste a camisa 15.


Knock on – infração cometida por um atleta que permite que a bola se projete para frente.


Forward pass (passe para frente) – quando um atleta passa a bola para um atleta que está à sua frente.


Sin Bin (exclusão temporária) – quando um atleta recebe o cartão amarelo ele é excluído da partida por 10 minutos. Tal exclusão é chamada de Sin Bin, em inglês.


Tackle (placagem) – movimento que um atleta faz para derrubar o oponente que tem a posse da bola.


Scrum (formação ordenada ou escaramuça) – formação usada pelos jogadores de frente (forwards) para recomeçar o jogo após algumas jogadas irregulares ou penalidades leves. É freqüente chamar os jogadores de 1 a 8 (forwards) de scrum, passando o termo a designar também um conjunto de jogadores.


Ruck (formação fixa) – formação muito comum que costuma acompanhar um lance de contato. Após receber um tackle e ir ao solo, o atleta é obrigado a soltar a bola, seguindo-se um ruck, no qual os atletas das duas equipes disputam a posse da bola.

Maul (volante/formação móvel) – formação que segue um lance de contato. Um maul é caracterizado quando três ou mais jogadores estão em contato simultâneo e, em pé, disputam a posse da bola.


Lineout (lateral) – quando a bola sai pela linha lateral, a reposição é normalmente feita por meio de um lineout. Jogadores de cada equipes (os forwards) formam duas fileiras perpendiculares à linha lateral e espaçados de 1 metro. A bola deve ser lançada justamente a meia distância entre as duas fileiras, ocorrendo a disputa entre as equipes.
Set pieces – scrums e lineouts.


Mark (marca ou marco) – quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a recebe dentro da área de 22 metros, sem deixá-la tocar o chão, ele pode pedir mark ou marca. Ao pedir a marca, o atleta deve cobrar um free-kick, e não poderá ser tocado.


Touch-down – é um “try contra”, isto é, quando um atleta apoia a bola em sua própria área de in-goal defensiva. A jogada não conta pontos para o adversário, que recebe apenas um scrum a seu favor, caso a bola foi introduzida no in-goal pela equipe defensiva. Caso contrário, ocorre uma saída de 22m a favor da equipe defensiva.


Free Kick – após um mark ou uma infração leve de caráter técnico o árbitro pode anotar um free-kick. Consiste em um chute livre, que poderá ser: um punt (um chute longo para o adversário sem deixar a bola tocar antes o solo), um drop kick (um chute longo para o adversário deixando antes a bola tocar o solo), um place kick (um chute rasteiro) ou um tap kick (um chute curto para as próprias mãos, possibilitando que a equipe saia jogando com as mãos, e não por meio de um chute ao adversário). Uma equipe pode optar por ter um scrum a favor no lugar de um free-kick.


Soccer kick – chute curto e rasteiro.


Up and under – um chute muito alto e para frente, que visa à posse da bola na continuação da jogada. A altura do chute poderá determinar a possibilidade de atleta do time do chutador de alcançar a bola em sua descendente.


Dummy – ato de ludibriar com as mãos um adversário, simulando um falso passe. Trata-se de um drible.


Side step – ato de ludibriar o adversário com os pés, simulando uma falsa mudança de direção. Trata-se de um drible.


Turnover – quando uma equipe perde a posse da bola após um ruck ou um maul que era a seu favor.


Offside (impedimento) – quando um jogador está em posição de fora de jogo, isto é, quando está à frente da linha da bola (demarcada por meio de uma formação) ou quando está à frente de um atleta que desferiu um chute (no momento da ação).


H (paus) – termo usado para o gol do rugby, que possui o formato da letra “H”.


In-Goal – área do campo onde são anotados os tries.


Touchline – linhas laterais do campo.


In Touch – quando a bola está em jogo.


Linha de 22 metros (linha das 22) – última linha que vai de uma lateral à outra antes do in-goal.


Linha dos 10 metros – linha que sucede a linha do meio campo. Delimita a distância mínima que a bola deve percorrer após um kickoff .


TMO – árbitro de vídeo.


Terceiro tempo – momento tradicional do rugby, no qual os atletas das duas equipes confraternizam após uma partida.

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